terça-feira, 26 de junho de 2018

15 dias em San Francisco, Napa Valley e Oakland

San Francisco é a cidade mais simples de turistar que eu já fui. Ela é bem pequena e os meios de transporte são super fáceis de utilizar então dá pra conhecer bem toda a cidade e região, usando transporte público.

Fui em maio de 2018 e me hospedei na casa de um amigo, em Oakland, então acabei conhecendo mais a vida noturna de Oakland e o dia a dia de San Francisco.


Então, seguem minhas dicas do que fazer na região.


Dia 01:


1) Conhecer o Ferry Building Market Place (ele é como se fosse o Pier 1). Na parte de trás tem uma vista linda da Bay Bridge. Vale a pena.





2) Tomar um Mojito Iced Coffee no Philz Coffee (tem um na Market Street, em frente ao Ferry Building, mas tem outros pela cidade).



3) Ir andando (ou de bike/patinete) pelo calçadão em direção ao Pier 39. No meio do caminho tem outro Pier que tem uma super vista além de restaurantes super chiques (e caros..heheh)



4) Pier 39, é aquele famoso por concentrar todos os turistas da cidade. Mas eu adorei. Tem várias lojinhas para compra de lembrancinhas (camisas, chaveiros, etc) e restaurantes. Atrás tem um grupo de leões marinhos reunidos fazendo uma barulheira danada. Mas são fofos.





5) Continue andando e você chegará ao Fisherman Wharf. Lá cheio de restaurantes de frutos do mar e onde um comi no In n´Out. Famosa hamburgueria BEM fast food. Eu achei gostosinho, nada demais. As pessoas costumam ir também no Buena Vista Coffee, tomar um Irish Coffee. Fica indo em direção à Ghirardelli Square (famosa fábrica de chocolates californiana, os sorvetes e chocolates são incríveis).







- Tudo isso fica nos Piers, então vale a pena visitar tudo em um dia. Sugiro também comprar o ticket pra Alcatraz (no Pier 37, do ladinho do 39.. bem fácil achar.. mas dá pra comprar pela internet também).


Dia 02:


6) Ir na famosa Lombard Street. Não tem nada demais mas é tão marcante como algo de San Francisco, que vale a pena a visita. 



7) Passear por China Town. Achei super muvucado, mas é a maior comunidade chinesa fora da China, então a cultura oriental tá bem aparente naquela região. 



8) Union Square. É a região de compras em San Francisco. Tem um shopping chique e gigante (Westfield San Francisco Centre) e super lojas de todas as marcas que você imaginar. Além de uma Macy´s enorme também (no rooftoop tem uma Cheesecake Factory). Lá na Union Street eu comi o melhor hamburguer da vida. Chama Super Duper Burguer e é sensacional (pedi com blue cheese <3).





- Você se perde pela Union Street então acho que dá pra encerrar o dia por ali mesmo.


Dia 03:


9) San Francisco City Hall. É a prefeitura, que além de linda fica em frente a uma praça super fofinha. 





10) Subir andando pela Heyes Street até a Alamo Square. A rua é cheia de galerias de arte, lojas de produtos locais, além de casas tradicionais lindas. Vale demais o passeio a pé. E vale um almoço por lá.




11) Alamo Square. É a praça famosa pelas Painted Ladies. É linda e dá pra tirar cada foto linda da cidade por trás das casinhas famosas. 




-Dá pra fazer mais coisas nesse dia, mas sugiro curtir o fim de tarde pela praça e descansar.


Dia 04:


12) De preferência se for final de semana, ir para o Mission District. É o bairro latino de San Francisco. E também o bairro mais descolado. Para quem ama a comida mexicana, é o paraíso. 


13) Comer burrito no La Taqueria. Eleito o melhor burrito dos Estados Unidos (ou algo assim). É uma delícia mesmo.



14) Deitar na grama e curtir o dia todo no Mission Dolores Park. Tem uma vista incrível da cidade. Nos fins de semana fica LOTADO de gente curtindo o sol.






15) Ver os murais de grafite na Clarion Alley. Confesso que não fui, porque estava com locais que não estavam afim de turistar ( e eu só descobri depois), mas parece ser bem legal. Mas legal mesmo é caminhar pelo bairro todo. É cheio de arte por toda parte.


Dia 05:


16) Visita à Alcatraz. Sugiro comprar o ingresso para ir de dia pois dá para fazer muitas coisas a tarde. É bem legal, não deixar de fazer o tour guiado pela prisão, que é sensacional. Lembra muito todos os filmes que se passaram em Alcatraz (se não viu, assista antes de ir A Fuga de Alcatraz, alem de ser um filmaço baseado em fatos reais, se passa lá dentro).








17) Fazer um Pic Nic no Palace of Fine Arts. É a coisa mais linda e fica no caminho para a Golden Gate. TEM QUE IR.


18) Golden Gate. Ir de bike, andando ou de patinete (eles tem por toda parte para alugar).





19) Ver o pôr do sol em Salsalito (do outro lado da ponte) e depois voltar de barco.


Dia 06:



20) Visitar Berkeley. Dá para ir de BART. Descer na estação Downtown Berkeley ou Addison Street sentido campus.

A universidade de Berkley é super famosa e é linda. A biblioteca central é incrível e vale a subida à torre do relógio (Sather Tower) para ver tudo de cima. Eu fiz um pic nic no gramado em frente a biblioteca e curti um pouco o dia por lá.




Biblioteca principal


21) Telegraph Avenue: Rua super alternativa, com lojas de discos, lojinhas hippies, cafés e restaurantes. É uma delicia andar por lá. Tem a famosa loja de discos Amoeba.


Dias aleatórios:


22) Assistir a jogo de basquete em Oakland na Oracle Arena (os Warriors são de lá e pode ser que você encontre sem querer os jogadores na rua ou no bar ou no restaurante. Eu os vi duas vezes) ou de baseball dos A´s (Oakland Athletics) na Oakland Alameda Coliseum.



Oakland Alameda Coliseum

23) Fazer um hiking para Lands End e os Sutro Baths. Esse último foi um completo de entretenimento criado pelo prefeito de San Francisco no século 19. Foi fechado na década de 60 e totalmente destruído pelo fogo. Hoje só existem as ruínas. Da Lands End dá pra ter uma vista bem legal da Golden Gate. Não é um muito cansativo e valeu demais a visita. Pra quem tem tempo, não pode deixar de ir.

Lands End




24) Napa Valley. Visitar uma vinícola. Eu fiz um programa bem legal por lá, que foi ir em um vinícola chamada V. Sattui Winery . Lá tem uma área para pic nic, onde você compra sanduíches e vinho ( e pode fazer degustação) numa delicatessen e levar tudo para o jardim. Fica bem cheio mas o clima é maravilhoso.



Pic Nic em V. Sattui Winery

Meios de transporte em San Francisco:

- Metrô (conhecido como BART). Você paga pela quantidade que for andar. Do lado da máquina que compra a passagem tem os valores dependendo da estação que você quer parar. Pra sair do metro você precisa colocar o ticket na catraca de novo, então cuidado para não perder. Ele vai até ao aeroporto de San Francisco.

- Muni: Meio de transporte da cidade de San Francisco. Tá incluído o Cable Car (é aquele bondinho antigo que passa por toda a cidade de San Francisco. Além de você fazer um passeio bem legal ainda sobe os morros de uma maneira bem mais tranquila do que a pé).

Existem dois passes úteis para quem está em San Francisco para turistar economizando e usando o transporte público> Muni Passaport e CityPass. 


Esse blog explica bem os meios de transporte: https://www.viajenaviagem.com/2016/04/transporte-em-san-francisco-dicas/  mas os valores estão desatualizados

Cable car








Nenhum comentário:

Postar um comentário